segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cólicas: testando a paciência das mamães!



Muito comum acontecer de, logo após mamar, o bebê não parar de chorar. Aí, você vai verificar a barriguinha dele, e está dura por causa dos gases. Bate um desespero! São as temidas cólicas que vêm para tirar a tranquilidade do bebê e da mãe.
Pois saiba que isso pode começar a fazer parte da sua vida sempre, principalmente entre a segunda e a quarta semana de vida do bebê. Essas dores costumam acontecer no final da tarde e a duração da crise varia de criança para criança.
Mas pode ficar tranquila que não é nada de sério. As cólicas estão longe de serem uma doença e desaparecem por volta dos 3 meses de vida. Tanto os bebês amamentados no seio quanto os que tomam mamadeira podem sofrer de cólicas, e as causas do problema ainda são desconhecidas. Uma das teorias médicas atribui as dores às dificuldades digestivas devido à imaturidade do sistema digestivo e intestinal ou do sistema nervoso central.
Mas enquanto esse problema não vai embora, algumas alternativas são importantes para serem colocadas em ação na hora da choradeira.
Evite que ele engula ar durante a mamada, prestando atenção no que está fazendo. Não se distraia em conversas e observe se a sucção está sendo feita corretamente, se o bico não escapou da boquinha. Os gases são comprovadamente um dos agentes das cólicas.
Repare também se o bebê não está mal posicionado, permitindo a entrada de ar na boca. O mesmo vale para a mamadeira: não deixe o bebê ficar sugando quando o leite acabar. Faça sempre a criança arrotar após as mamadas, se possível, mais de uma vez.
Na hora da crise, você pode tentar algumas posições para aliviar as dores. Aquecer a barriguinha do bebê também ajuda.

Almofada Térmica

 Experimente esquentar uma fralda e deitar o bebê de bruços sobre ela. Uma bolsa de água (não muito quente), embrulhada numa fralda ou numa toalha, também dá bons resultados.
Você pode ainda fazer massagem na barriguinha com óleo de amêndoas ou camomila, ou ginástica, dobrando e esticando as perninhas do bebê para ajudá-lo a soltar os gases. Os remédios só devem ser usados sob orientaçãso médica.
Preste atenção se alguma coisa que você come intensifica as cólicas de seu filho. Certas substâncias podem causar alergias e alterações intestinais em algumas crianças.
O mais importante de tudo isso é que você mantenha a calma, pois quanto mais ansiosa você ficar, mais o bebê vai chorar. Isso tudo faz parte do processo! 
Fonte: Revista Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário