segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O mundo lá fora.......





Nós adoramos acariciar o barrigão, sentir o chute, conversar com o bebê. Mas e do lado de dentro, como será que o feto entende toda essa movimentação? O que se sabe é que eles podem sim perceber os sons e a luz vinda aqui do ‘nosso mundo’ e que é muito importante a mamãe estimular esse contato.

“Muitos estudos mostram que os bebês reagem às vibrações emitidas pelos sons. Talvez eles não possam identificar vozes ou entender músicas, por exemplo, mas com certeza existe essa troca”, diz o ginecologista e obstetra Roberto Cesar Nogueira Júnior, ao contar que os pequeninos começam a perceber a luminosidade por volta dos quatro meses de gestação, mais ou menos no mesmo período em que começam a escutar os ruídos.

Mais perto do nascimento do bebê o contato vai aumentando e é possível que a mãe tenha real noção de que os movimentos e chutes do neném são uma reação aos estímulos feitos por ela, que também aumentam a frequência cardíaca. “Existem exames que nos provam isso. Um exemplo é a cardiotocografia, realizada apenas em mulheres com gravidez de alto risco. Nela, para ouvir melhor o batimento cardíaco do feto, são usados sons muito altos, o que faz com que ele fique mais agitado e permita ouvir o coraçãozinho com exatidão”, explica o médico.

Por isso, os especialistas aconselham que as futuras mamães mantenham contato com o bebê dentro da barriga. Mesmo sem sabermos exatamente como eles veem tudo por lá, é certo que já estão percebendo o que rola por aqui. “Um ambiente de tranquilidade e de carinho já fazem diferença dentro da barriga e a atenção dedicada ao pequeno faz com que mãe e filho já comecem a se entender mesmo antes do nascimento”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário