quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Florais de Bach

Eu particularmente sempre tomei florais, acho o resultado incrível e por isso achei que seria bem interessante passar um pouquinho do que são os florais  e como eles trabalham em nosso organismo.
São 38 tipos diferentes de florais e aos pouquinhos irei passando a funcionalidade de cada um para vocês.
Espero que gostem e se beneficiem com as informações abaixo.
Beijos Vanessa



É uma terapia criada, nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista.

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.
Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.
E o seu conceito de saúde seria: harmonia, integração, individualidade e integridade.

O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.

O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, alguns profissionais recomendam tomar quatro gotas quatro vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável. No entanto, alguns profissionais afirmam que se pode tomar o remédio na hora que se lembrar (caso esqueça de tomá-lo no momento indicado), mas que não devem tomar doses acumulativas (por ex.: oito gotas por vez).
O uso pode ser sublingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. De vez em quando, bater o frasco contra a palma da mão (mais ou menos dez vezes) antes de usá-lo. Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto, se bem que não afetaria a eficácia do remédio.

Manter o frasco bem fechado e o remédio longe do calor, luz, umidade e aromas. Deixar longe de radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc).
Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com clima mais quente, a validade do floral é, geralmente, de trinta dias (ver data de validade no rótulo). Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.

As essências florais podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contraindicação específica. Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.

São 38 Florais de Bach cada um com sua caracteristica;

1 - AGRIMONY

( Agrimonia eupatoria / Agrimonia ) São pessoas alegres, bem humoradas, divertidas, que estão sempre sorrindo, porém em seu interior, escondem um tormento, um conflito, uma verdadeira tortura interna. Possuem pensamentos agitados que geram inquietude à noite. Não gostam de estar sós, por isso costumam buscar companhia para, desta forma, esquecer e escapar de suas preocupações. Muitas vezes recorrem ao álcool e drogas para fugir de sua angústia. Esta angústia é localizada como um nó na garganta, coração opresso e sensação de tensão no estômago. São muito ansiosos.
Frases freqüentes: Não há problemas./ Quando existem problemas bebo um vinho, vou fazer compras ou ver televisão, procuro me distrair./ Eu estou ótimo! / Em caso de tempo feio, faça boa cara!
O floral traz paz, tranqüilidade e otimismo, possibilitando que esta pessoa compartilhe seus problemas com honestidade para consigo mesma e para com os outros.

2 - ASPEN

( Populus tremula / Choupo ) É indicado para medos vagos, de origem desconhecida. Estes medos podem ocorrer tanto de noite como de dia. As pessoas, que precisam de Aspen, podem ter presságios, ansiedade e apreensão, medo do próprio medo, pesadelos, inclusive aqueles em que se acorda transpirando aterrorizado, e se tem medo de dormir novamente, mesmo não lembrando do que sonhou. Medo do sobrenatural, inexplicável, geralmente acompanhado de tremor e suor. Medo do desconhecido. Ideal para crianças que tem medo do escuro, ou pesadelos após assistirem um filme de terror.
Frases freqüentes: Tenho a sensação de que algo terrível vai acontecer comigo, mas não sei o quê e nem o por quê./ Não posso dormir, tem algo no ar que me assusta, mas não sei o que é.
Este floral traz grande coragem para acalmar o medo e confiança para vivenciar experiências e aventuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário