sábado, 4 de fevereiro de 2012

Adaptação........

Um texto bem interessante para as mamães que estão preocupadas com seus bebês na fase de adaptação na Escola!



PRIMEIRO DIA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A entrada da criança na escola maternal aí pelos 2 ou 4 anos provoca essas dúvidas e angústias nos pais, principalmente na mãe, que é quem geralmente sente "na pele" o "drama" do primeiro dia de aula.
Essas dúvidas têm razão de ser. Não é fácil para a criança dessa idade enfrentar a separação da mãe. Também não é fácil para a mamãe aceitar que seu filhinho tão pequeno possa ficar "numa boa" longe dela, sob cuidados de pessoas que afinal são pouco mais que estranhas. Palpites dos parentes (avós, tias, etc.) às vezes aumentam as dúvidas e hesitações da mãe. Por sua vez, a família precisa entender que adaptação à escola envolve a própria escola, a criança e a mãe a saber lidar com a situação.
Com a convicção de que a educação infantil é necessária ao seu(sua) filho(a), a mãe deverá ser confiante no trabalho educacional que a escola vai oferecer e assim se sentirá mais serena e será mais fácil ter atitudes coerentes e firmes, o que transmitirá segurança à criança pois a hesitação e insegurança trará a ansiedade a criança e tudo ficará mais difícil.

O DIFÍCIL É SE SEPARAR DA MAMÃE

Da parte da criança, a dificuldade maior não é propriamente "se acostumar com escola", mas sim separar-se da mamãe. Pela primeira vez nesse ambiente que é novo e estranho, entre pessoas desconhecidas, no meio de uma porção de crianças que ela não conhece, algumas tão assustadas como ela mesma, se vê e se sente abandonada pela mamãe e pode temer com terrível angústia, que a mãe não volte para buscá-la. Se a mamãe saiu "escondida", aproveitando um momento de distração da criança, esta se sente "traída" e a sensação de abandono se acentua.
Mesmo as crianças mais seguras e calmas, sentem algum receio no primeiro dia – afinal tudo que é novo assusta, e a mamãe não está lá para ela se refugiar.
Mesmo a mãe mais convencida da necessidade da escola à vezes se sente insegura e tem dificuldade para lidar com essa situação. A criança ás vezes tem sentimentos contraditórios: quer ir para a escola sim, mas também quer a mamãe junto. Como ajudá-la a compreender que terá as duas coisas? Como fazer com que ela comece a participar das atividades e gostar disso, se ela está, ás vezes, quase em pânico?

A FASE DE ADAPTAÇÃO

Na primeira semana de adaptação acontecem muitas brincadeiras lúdicas e acreditamos que nesta semana é possível traçar o diagnóstico afetivo e emocional de cada aluno, por isso pedimos que não deixe seu filho se ausentar. Pode acreditar, as crianças gostam da escola, é só uma questão de tempo.

Como fazer isso? – É necessário que a mãe passe muita segurança e que venha buscá-la no horário combinado, pois ela confia no que a mãe diz. A família deve incentivar tudo que for feito no ambiente da escola, para que no dia seguinte ela possa se sentir mais segura.

Esse período não dura mais que uma semana, daí então tudo ficará mais fácil e a criança já conseguirá entender. A escola é um ambiente seguro e toda equipe já está preparada para resolver qualquer conflito de adaptação.


Fonte: Texto de Ana Maria L. S. Miranda / Adaptado por Sumaia Pinheiro

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