Como saber se o meu bebê está com diarréia?
Diarréia
Se o seu bebê estiver com cocô mole ou aguado, com mucus de cor amarelada ou esverdiada, é diarréia. Simplismente por apresentar cocô mole, não significa que seu bebê está com diarréia. Os bebês mais novinhos que só mamam no peito, têm naturalmente um cocô mais molinho e até um pouco aguado e eles podem fazer de pouquinho em pouquinho chegando à sujar até 8 fraldas de cocô por dia. Já um bebê maior que já possui alimentação mais variada pode fazer cocô desde várias vezes ao dia à três vezes por semana. Não tem padrão. A diarréia, às vezes tem um cheiro bem característico, mas nem sempre.
O que causa a diarréia?
A diarréia de seu bebê pode ser causada por uma infecção gastrointestinal, um problema alimentar (muito suco de frutas, por exemplo) ou por vermes. Alguns dizem que a dentição pode causar diarréia também mas, não é bem diarréia, é mais um cocô bem mole devido à tanta saliva engolida.
Importante é manter o seu bebê bem hidratado. Se o seu bebê não estiver vomitando, continue a alimentá-lo normalmente. O grande perigo da diarréia é a desidratação e essa pode levar à morte. Muita gente confunde diarréia com desidratação. A desidratação ocorre quando a perda de líquidos pela diarréia ocorre em maior quantidade do que aquela que a criança está tomando pela boca. A desidratação faz o corpinho da criança "murchar" e aí passa até a haver risco de vida para a criança.
Não ofereça líquidos doces para criança como sucos de frutas ou chás adoçados. O açúcar só vai fazer a diarréia piorar. Se você acha que foi muito suco de fruta que causou a diarréia no seu bebê acima de 4 meses, você vai ver que ele vai melhorar se parar de tomar sucos por hoje. Ofereça apenas água.
Não use remédios para acalmar a diarréia. Eles podem causar danos no organismo de seu bebê sem realmente melhorar a diarréia. Se o seu bebê já come alimentos sólidos, continue a alimentá-lo normalmente. Se o bebê não quiser comer, não se preocupe, mantendo-o hidratado, o seu apetite vai voltar em um ou dois dias. O importante é não deixar a criança desidratar-se. Para isso, o SORO CASEIRO tem papel importantíssimo.
Diferente do que muita gente pensa, o SORO CASEIRO não é para cortar a diarréia e sim para evitar a desidratação. Dê uma dose do soro à cada vez que o seu bebê fizer cocô. Dessa forma, o líquido perdido com o cocô será reposto e seu corpo não se desidratará. Se o seu bebê tem menos que 3 meses. Comunique sempre o pediatra para ter certeza sobre o que fazer. A diarréia pode piorar mais rápido nos pequeninos pois eles ainda não apresentam boa resistência.
SORO CASEIRO: Como preparar: - Diluir em 01 (um) copo d`água filtrada e fervida 01 (uma) pitada de sal e 03 (três) pitadas de açúcar, misture bem. - Ofereça a criança à vontade cada 20 minutos e após cada evacuação líquida se houver diarréia.
Fonte: Dr. Antônio Oliveira da S. Filho – Pediatra
Nenhum comentário:
Postar um comentário